Homenagem ao cineasta Humberto Mauro

Homenagem ao cineasta Humberto Mauro encerra programa de junho do CineUFSCar, em sessão con trilha sonora executada ao vivo
Homenagem ao cineasta Humberto Mauro com a leitura multimídia de quatro de suas obras encerra nesta quarta-feira, dia 25, o programa de junho do CineUFSCar, no ciclo "Músicos em Cena", realizado em parceria com a Rádio UFSCar. O vídeo "CePiaXiíCatu (Eu Coração Dou Bom)", cujo título remete a cumprimento guarani utilizado por Humberto Mauro, será exibido às 19h, no Teatro Florestan Fernandes.
O vídeo, criado por Ricardo Garcia e editado com os cortes originais do cineasta, traz uma leitura contemporânea de imagens antológicas dos primeiros trabalhos deste pioneiro do cinema brasileiro. No trabalho está presente o ciclo Phebo Filmes, que inclui Thesouro Perdido (1927), Brasa Dormida (1928) e Sangue Mineiro (1929), além de seu primeiro filme realizado na Cinédia, Lábios sem Beijos (1930). As imagens dos quatro filmes dialogam e se encontram tematicamente em duas projeções simultâneas.
Da plasticidade das cenas nasce o universo sonoro, criado por Gilberto Mauro (pianos) e Ricardo Garcia (bateria e eletroacústicos) e que será executado ao vivo durante a sessão na UFSCar. Gilberto Mauro é sobrinho do cineasta.
A escolha dos filmes do ciclo deste mês teve como conceito norteador as diretrizes de promoção da diversidade cultural seguidas pela Rádio UFSCar e uma proposta diferenciada que relaciona a questão estética do cinema com a musical. Com isso, o ciclo exibiu películas sobre música ou músicos que falam da interação entre essas duas linguagens. O próximo ciclo do CineUFSCar acontece em agosto. Mais informações sobre o CineUFSCar e sua programação em http://www.cinema.ufscar.br.

Nenhum comentário: