09/12 - Sessão Especial Zé Pintor no Teatro Municipal

Sessão especial dia 09/12, terça feira, no Teatro Municipal: Lançamento do DVD "Testemunha Oculta" de Zé Pintor!

O lançamento do suspense "Testemunha Oculta" marca um impulso para a retomada da obra do artista são-carlense José de Oliveira - o Zé Pintor - um dos pioneiros da atividade cinematográfica de São Carlos. Seus principais filmes datam da decada de 60 e 70, quando o cineasta mobilizou jovens e amigos da cidade para as filmagens de suas historias. Hoje, a maior parte de sua obra permanece engavetada, a espera de um trabalho de sonorização para ser finalizada.

A sonorização do filme foi viabilizada pelo 2º CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica da Universidade Federal São Carlos, em parceria com o curso de Imagem e Som, com a Orquestra Experimental da UFSCar, com o Grupo de Teatro Amador do Armazém Cultura de Água Vermelha e com o Teatro Municipal de São Carlos Dr. Alderico Vieira Perdigão. Tivemos como parceira também a produtora local Filmes para Bailar, que integrou a equipe no projeto de sonorização e criou um filme inspirado no momento vivido por todos que se envolveram no processo criativo, chamado A Máquina do Tempo.

Para o espectador, será uma boa oportunidade para conhecer o trabalho de um dos maiores artistas amadores do interior paulista. Um homem que sempre viveu no delírio irrefreável da criação em sua amplitude transcendental: momento em que vida e arte se tornam a mesma coisa.

Nesta sessão de cineclube teremos a exibição dos filmes:

Testemunha Oculta
Ano: 1969/2008. Duração: 41 min.
Cidade: São Carlos/SP
Sinopse: O jovem Carlito é a única testemunha do assassinato de seu chefe – o senhor Leandro – dono de um clube de jogatina. O que ninguém sabe é que o chefe e sua gangue estavam envolvidos no caso de espancamento que resultou na morte de Adolpho, um jovem viciado em alucinógenos. Enquanto a polícia investiga o caso, os membros da gangue são mortos, um a um, pelas facadas do fantasma de Adolpho. Agora, Carlito vive no limite entre a vida e a morte, se tornando uma peça chave para a solução do caso que abalou a cidade de São Carlos.

Máquina do Tempo
Ano: 2008. Duração: 18 min.
Cidade: São Carlos/SP
Sinopse: Documentário ficcional que acompanha o processo de recriação cinematográfica realizada pela equipe de sonorização do filme Testemunha Oculta. Um jovem misterioso é enviado em uma máquina do tempo para encontrar Zé Pintor e entregar-lhe sua maleta que havia sido perdida.


Atenção para o local da sessão:

Dia 09/12/08, às 20h.
Local: Teatro de Arena do Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735, Centro. Telefone: (16) 3371-4339
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita.



// Debate com os realizadores após a exibição.

Nenhum comentário: