Curta-metragem do curso de Imagem e Som é selecionado para festival no Japão

        O curta-metragem Entre Passos, realizado como trabalho de conclusão de curso (TCC) de formandos do curso de Imagem e Som da UFSCar, foi selecionado para participar do DMJ International Video Dance Festival, que acontecerá em fevereiro em Tokyo, Japão.

        O Festival é promovido pela organização Dance and Media Japan (DMJ) e chega a sua quinta edição como um dos mais importantes na área. Suas exibições são específicas de videodança, um gênero que se diferencia de meros registros de dança. A videodança tem a particularidade de trazer coreografias criadas para a câmera e o registro audiovisual. Todos os anos o Festival recebe inúmeras inscrições de todo o mundo e em 2009 apenas dois trabalhos brasileiros foram selecionados ao lado de produções da Alemanha, França, Grécia, Reino Unido, Argentina, Chile, Estados Unidos, Israel, Japão e outros.

        Entre Passos conta a história de um homem que recebe um estranho pacote: uma máscara. É um convite para um baile em que os convidados mal o notam, com exceção de um deles. Em meio à reação dos convidados, que se unem para expulsá-lo, ele descobre a si mesmo, percorrendo um delírio interior explosivo que o leva a um momento revelador.

        O curta tangencia temas como identidade, movimento e transformação interna. Além dos temas universais, Entre Passos não possui diálogos, o que facilita sua distribuição internacional. Além de trabalhar a união da linguagem da dança e do audiovisual, ainda traz a linguagem da animação, que o destaca mesmo no meio das videodanças.

        São poucos os TCCs que conseguem ter uma carreira após o curso, e Entre Passos tem uma boa perspectiva ao estrear no circuito justo em um festival internacional. A organização Dance and Media Japan, que atua na interligação das artes performáticas e das novas tecnologias, ainda vai escolher, entre os trabalhos apresentados no Festival, oito vídeos que formarão a seleção oficial DMJ 2009, podendo ser exibida em outros eventos ao redor do mundo.

        Neste momento, a equipe de produção de Entre Passos procura empresas para firmar parcerias de patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com dedução total do valor investido no Imposto de Renda.


Confira a lista dos vídeos selecionados para o DMJ International Video Dance Festival:
http://videodance.dance-media.com/2009/aas-program-en.htm

Saiba mais sobre Entre Passos:
www.entrepassos.ufscar.br

Contato:
entrepassos@gmail.com

Um comentário:

Ekbair disse...

Estão de parabéns. Há um tempo tive vontade de fazer esse curso, mas agora não mais. Não senti que tenho tanta criatividade assim.