Cinequanon 24/03 - A Periferia no Cinema Contemporâneo

CINEQUANON

 A Periferia no Cinema Contemporâneo

O CINECLUBE DA ARQUITETURA APRESENTA NESTA TERÇA:

24.março. Babilônia 2000 ( EDUARDO COUTINHO - 1999) Brasil, 80 min.


Sinopse:
Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de filmagens sobe o Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Lá existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia, as únicas situadas na orla de Copacabana e cujos moradores podem acompanhar ao vivo o reveillon de Copacabana. Durante 12 horas, as câmeras da equipe de filmagens acompanham os preparativos locais para o reveillon, assim como ouve os moradores locais a fim de saber as expectativas deles para o ano 2000 e para que possam fazer um balanço de suas vidas.



 
E AINDA NESTE CICLO:


31.março. Linha de Passe ( WALTER SALLES E DANIELA THOMAS - 2008) Brasil, 108 min.


Sinopse:
São Paulo. Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza (Sandra Corveloni), sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.


14.abril. Jardim Ângela ( EDUARDO MOCARZEL - 2006) Brasil, 71 min.

Sinopse:
Os jovens moradores do Jardim Ângela são divididos entre aqueles que já trabalharam para o tráfico de drogas e aqueles que, com uma sólida formação familiar, jamais se envolveram com esse tipo de crime. O documentário focaliza essa cisão explícita na visão de mundo e no dia-a-dia desses rapazes e moças: ceder ou não à tentação de ganhar um "dinheiro fácil" trabalhando para os traficantes da região.
A estrutura do filme foi toda construída a partir da oficina de vídeo que foi ministrada pela Associação Cultural Kinoforum no Jardim Ângela em 2005. Há mais de cinco anos a Kinoforum vem realizando oficinas em diversos pontos da periferia de São Paulo. O objetivo é construir através linguagem audiovisual a subjetividade dos alunos, conscientizando-os para o poder da imagem no mundo globalizado em que vivemos e também abrindo possibilidades de geração de renda a curto prazo.


28.abril. Registro de um Movimento e GOG Ao Vivo Em Sanca (HENRIQUE FERRAZ - 2008) Brasil, 20 min. e 60 min.

Sinopses:

Registro
...: Documentário-experimental sobre a participação das periferias de São Carlos através do Break, do Graffitti e do Rap na primeira edição do festival.
GOG...: Apresentação ao vivo do Rapper de Brasília Genival Oliveira Gonçalves, GOG, um dos mais conscientes agentes de transformação da periferia e da cultura nacional, que ocorreu como encerramento do evento



Compareçam!

 

CINEQUANON

 

Às terças-feiras, 19:00 h.

Auditório Paulo de Camargo (Sala de Defesas da Pós) - Arquitetura – USP/ São Carlos

Av. Trabalhador Sancarlense, 400 – Centro

 

Com debate e entrada franca!



Nenhum comentário: