ROCAMBOLE PREMIADA NO ANIMA MUNDI



O curta-metragem “Eu Queria Ser um Monstro”, dirigido por Marão recebeu neste domingo dia 25 de Julho o Prêmio de Melhor Curta Metragem Brasileiro do Anima Mundi 2010 – na edição do Rio de Janeiro. O filme é uma animação que mistura Stop-motion e animação 2D e conta a história de um menino com bronquite que queria ser um monstro. Patrocinado através do Prêmio do edital de curtas do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi produzido nos estúdios da Rocambole Produções em São Carlos.

Experiente animador 2D, esta foi a primeira animação em stop motion de Marão, que escreveu, dirigiu, produziu e animou o curta. “É a primeira vez que trabalho com uma equipe tão grande para fazer um curta autoral”. Na equipe de “Eu queria ser um monstro” estão os sócios da Rocambole Produções Tiago MAL, responsável pela fotografia e montagem; Ana Luiza Pereira que fez a edição de som. Inclui ainda os cariocas Pedro Iuá e Mariana Duarte, que confeccionaram os bonecos e cenários, respectivamente. Marão e Tiago trabalharam 12 horas por dia por quase três meses para conseguir terminar o filme no prazo do edital, produzindo entre 10 e 20 segundos de animação por dia em total aproximado de dez mil fotografias. Tiago acrescenta: “Estou muito feliz com o resultado da primeira parceria entre a Rocambole e a Marão Filmes; o curta foi feito de forma simples, mas é muito sincero e consegue tocar o público”.

O Filme foi lançado em São Carlos em Agosto de 2009 durante o Filme Fest e de lá para cá tem participado de diversos festivais em todo o Brasil. O prêmio mais recente foi o do Anima Mundi e teve um sabor especial para Marão: “Sempre acompanhei o Anima Mundi, desde a primeira edição. Comecei a fazer animação por causa do festival, aprendi muito trabalhando nas oficinas e com os animadores que conheci lá”.

Este não é o primeiro prêmio que a Rocambole recebe no Anima Mundi. No ano passado os curtas “Josué e o Pé de Macaxeira”, de Diogo Viegas e “O Divino, de Repente”, de Fábio Yamaji também ganharam o prêmio de melhor curta brasileiro no Rio e em São Paulo, respectivamente. Além disso, o curta de animação “Um Lugar Comum”, co-produção da Split Filmes com a Rocambole, ganhou prêmio de Melhor Direção para Jonas Brandão no Festival de Cinema de Paulínia 2010. “Mais importante que os prêmios é poder trabalhar com pessoas de muito talento e acima de tudo grandes amigos.” diz Tiago MAL.

Quem ficou curioso vai ter a chance de ver “Eu Queria Ser Um Monstro” na edição Paulista do Anima Mundi, que acontece de 28 de julho a 1 de agosto no Memorial da América Latina. Mais informações sobre o Anima Mundi no site: http://www.animamundi.com.br/

Nenhum comentário: