4° Contato inicia essa semana

A 4ª edição do Contato - Festival Múltimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica - acontece a partir desta quinta-feira (7) e vai até terça-feira (12), em São Carlos.

O evento promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conta com uma programação de shows, diversões eletrônicas, sessões de cinema, feira de economia solidária e oficinas. Todas as atividades têm entrada livre para todos os públicos e são gratuitas.

O Contato é realizado anualmente por projetos da UFSCar que buscam parcerias para a pesquisa e desenvolvimento de produção artística e comunicacional caracterizados pelo uso da tecnologia e por uma relação próxima com a sociedade.

Diversões Eletrônicas

Entre as atrações ao ar livre está a Praça de Diversões Eletrônicas, que reúne várias atividades do Festival na Praça Coronel Salles. O local será palco da programação infantil, shows musicais e a II Feira de Economia Solidária.

As diversões eletrônicas são uma forma lúdica de apresentação multimídia e transmídia do Festival. Com atrações simultâneas, o Contato tem o objetivo de envolver o público através dos estímulos das diversas atividades.

A Banda Bomba EstéreoShows

A programação também é repleta de músicas em diferentes ritmos. Na quinta-feira (7), logo após a abertura do Contato na USFCar, haverá a festa “Ou Colaboramos ou Evaporamos", às 23h, na arquitetura da USP (entrada pela Avenida Trabalhador Saocarlense).

Serão dois ambientes, com Black Drawing Chalks, de Goiás; a paulistana Patife Band, e Leptospirose, também de São Paulo, além de DJ M15 (Itália); DJ Caixa Preta e DJ Juliano Vituri + VJs Ortega, Thiago La Torre e MIDIADUBVJs.

No sábado (9), Wado, cantor catarinense radicado em Alagoas, faz um show com referências ao funk carioca, aos afoxés baianos e passando pelo reggaeton.

No domingo (10), haverá a apresentação de The Twelves, composta pelos cariocas Luciano Oliveira e João Miguel, que ganhou respeito ao remixar a britânica "M.I.A". O show é marcado por uma mistura única de live P.A. das músicas próprias, com DJ Set e remixes manipulados na hora.

Para finalizar os shows, na segunda (11), será apresentada a banda Bomba Estéreo, um dos expoentes da nova música colombiana, que mistura música folclórica do Caribe com batidas, guitarras, sintetizadores e a voz de Li Saumet.

Contatinho e Feira Solidária

O evento contará com uma programação infantil ampliada e as crianças, além de contarem com várias apresentações artísticas, podem participar de oficinas e sessões de cinema. As famílias também podem conhecer serviços e consumir produtos de diversos empreendimentos solidários da região, como artesanato, alimentação, coleta seletiva, ações educativas e empreendimentos ligados à cadeia produtiva da cultura, na "II Feira de Economia Solidária: semeando práticas solidárias em São Carlos e Região".

Espaço Oficina

Entre sábado e segunda, próximo à Praça Coronel Salles, o Festival promove o "Espaço Oficina", na Livraria Sideral (Avenida São Carlos, 1.931). A atividade representa uma nova dinâmica de oficinas, caracterizada com estruturas de bancadas, nas quais serão desenvolvidos projetos co-orientados por colaboradores, como Ricardo Brazileiro, Jarbas Jacome, Jeraman e Eduardo Nespoli.

Eles explorarão a temática da produção em Arte e Tecnologia, cultura digital, produção independente, colaboratividade, ferramentas livres, dentre outras.

Cartaz do filme 'Fluídos'Cinema

A programação inicial do Festival acontece na sexta-feira (8), às 23h30, no Cine São Carlos com a atividade "Noitão Erótico". O Noitão contará com o filme brasileiro "Fluidos", com direção de Alexandre Carvalho; "9 Canções", do Reino Unido, com direção de Michael Winterbottom; e o filme norte-americano "Shortbus", de John Cameron Mitchell. O Cine São Carlos fica na Rua Major José Inácio, 2.154, próximo à Praça Coronel Salles.

Informações completas sobre o Festival e a programação completa podem ser obtidas no site www.contato.ufscar.br .

Nenhum comentário: