NPD São Carlos (SP) em 2010 fomentou e fortaleceu o setor audiovisual local



As atividades do NPD São Carlos (SP) tiveram início em junho de 2010, com a presença de profissionais de diversas áreas do audiovisual em palestras, cursos e oficinas. O NPD São Carlos tem como missão democratizar o acesso ao audiovisual com ações de formação nas diferentes áreas da produção audiovisual. Confira as principais ações.

Oficina de fotografia com Carlos Ebert
O NPD São Carlos (SP), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos realizaram no dias 23 e 24 de novembro, a oficina com o diretor de fotografia Carlos Ebert. Foi abordada as diversas técnicas de iluminação, com o controle do contraste da cena e as regulagens da câmera, objetivando produzir uma imagem previamente imaginada e desenhada. A oficina aproximou os participantes das questões técnicas do equipamento XDCAM, trabalhando a fotografia para externas e internas, tanto para o dia quanto para a noite.

Animação stop motion
O Núcleo de Produção Digital de São Carlos realizou a oficina de animação stop motion em outubro de 2010, direcionada para animadores, artistas plásticos, estudantes e interessados aprenderem a técnica de animação quadro-a-quadro, onde bonecos e objetos ganham vida. Foi ministrada por Fábio Yamaji, que já realizou inúmeros cursos nas áreas de animação, e animou aproximadamente uma centena de filmes para cinema e TV, premiado no Anima Mundi. Os participantes colocaram literalmente a mão na massa e animaram diversos exercícios como timing e deslocamento.

Roteiro para cinema e televisão
Essa oficina intensiva apresentou aos participantes estruturas e técnicas na construção de um roteiro para cinema e televisão. Com Carô Ziskind, jovem roteirista que trabalhou com os participantes a estruturação de uma história para o cinema.

Curso de iniciação ao audiovisual
O NPD em setembro ofereceu o curso de “Iniciação ao Audiovisual”, foram 40 horas, divididas em duas turmas. O curso foi ministrado por João Paulo Miranda (bacharel e mestre em Cinema) e por Pietro Picolomini (formado em Ciências Sociais pela UFSCar). Como resultado 2 curtas foram produzidos, do roteiro a sua exibição, que aconteceu no Paço Municipal com a presença de pais e amigos. Os vídeos serão exibidos na TVE São Carlos e também na internet.

Audiovisual em sala de aula
Para os educadores, o NPD ofereceu o curso de “Audiovisual em Sala de Aula” com o objetivo de ensinar educadores, professores, bibliotecários e interessados sobre como utilizar o cinema na escola, aproximando este público da linguagem audiovisual. Ministradas por Mirian Ou, (formada em Audiovisual pela USP e mestranda em Imagem e Som pela UFSCar), pela produtora audiovisual Marta Kawamura, (formada em Imagem e Som pela UFSCar, com especialização em Educação Ambiental).

Oficina de Direção de Arte
O NPD São Carlos (SP) em agosto de 2010 executou a oficina de Direção de Arte, ministrada por Monica Palazzo, diretora de arte com diversos trabalhos para o cinema e televisão. A oficina aproximou os participantes do processo de criação e produção da arte num produto audiovisual e levantou discussões sobre métodos, linha estética, necessidades técnicas, relação entre o roteiro e a arte/direção/fotografia/produção, pesquisa de materiais, além de um apanhado conceitual sobre a criação do figurino e a concepção da maquiagem.

“Produzindo na TV” e “Formatação de Roteiros”
Em julho de 2010, o NPD realizou as oficinas “Produzindo na TV” e “Formatação de Roteiros”. Voltada para adolescentes e jovens que querem conhecer mais sobre televisão e resultou na produção do mini programa “Ser ou não ser…”. O público da oficina gravou e viu o programa ser finalizado. Na segunda oficina: “Formatação de Roteiro”, os participantes entenderam como um roteiro de cinema é escrito, seu formato e especificidades. As ações foram ministradas por voluntários e com o apoio da USP e da TVE.

Palestras com realizadores
No dia 10 de junho, a roteirista e diretora Anna Muylaert ministrou a palestra no Cine São Carlos. Também em junho, em parceria com o CineUFSCar, o documentárista Eduardo Escorel apresentou seu filme e participou de um debate. No dia 17 de junho, foi a vez da palestra com o professor de roteiro e diretor Roberto Moreira que apresentou seu último filme lançado “Quanto dura o Amor”. Em setembro, Luiz Bolognesi conversou com o público que também pode assistir ao filme “As Melhores Coisas do Mundo” no CIne São Carlos. As palestras aproximaram um público que se inscreveu e participou dos cursos e oficinas.

Apostila do NPD São Carlos
Parte integrante do Plano de Trabalho do Núcleo, já está disponível para visualização e download a apostila do NPD São Carlos. Coordenada por Diego M. Doimo e com pesquisa e textos da educadora Ester Fer, e diagramação de Guto Sguissardi da Diagrama, a Apostila do NPD São Carlos aborda a construção da linguagem cinematográfica; a estruturação de uma produção audiovisual e fontes de pesquisa e estudo de audiovisual. ” Foi usada a licensa Creative Communs que permite cópias e usos com direitos liberados, desde que citada a fonte. Todos os participantes das oficinas e cursos recebem além do certificado a apostila impressa com 60 páginas. Para acessá-la online, acesse a página Recursos Pedagógicos no site www.saocarlos.sp.gov.br/npd

Sobre o Núcleo
O NPD está localizado na Rua Major José Inácio, 2154, Centro, São Carlos/SP. Site: www.saocarlos.sp.gov.br/npd.
O NPD São Carlos (SP) é uma realização da Fundação Educacional São Carlos (FESC) / Prefeitura de São Carlos, e faz parte do programa “Olhar Brasil”, da Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: