24/04: BALÉ DE PÉ NO CHÃO (com a presença da diretora Lilian Solá Santiago)

AFROCINE
 
 
/// dia 24/04 às 19h30: BALÉ DE PÉ NO CHÃO
(Brasil, 52 min., direção de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro)
 
O documentário acompanha a trajetória da bailarina Mercedes Baptista, primeira bailarina clássica negra brasileira, considerada a principal precursora da dança afro-brasileira. A partir da criação de seu grupo, no início da década de 50, voltou-se para o estudo dos movimentos rituais do candomblé e danças folclóricas.
 
 - Haverá a apresentação de uma coreografia de dança afro antes da exibição do filme  elaborada pela Profª Carmelita Campos (coordenadora do Projeto Dançar) e alguns de seus alunos.
 
E após a sessão, bate-papo com a diretora Lilian Solá Santiago.
 
Lílian é historiadora e Mestre em Integração da América Latina (USP), tem atuado como produtora audiovisual desde a década de 90, sendo uma das únicas cineastas negras no país.
Trabalhou em filmes premiados como Latitude Zero (Toni Venturi, 2000) e Vista a minha pele (Joel Zito Araújo, 2003).é o seu primeiro longa-metragem.
Família Alcântara, de 2005, realizado com seu irmão, Daniel Solá Santiago  é outro filme importante de sua carreira.
 
-------------------------------------------------------------------

Local: Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos
Rua Dona Alexandrina, 844 (esquina com a Rua 13 de maio)
Telefone: (16) 3371-8886  
-------------------------------------------------------------------

 
Sobre o Afrocine: O Afrocine é um cineclube da cidade de São Carlos que tem como objetivo trazer para a discussão questões como racismo, discriminação e diversidade. É um espaço que busca a valorização e o reconhecimento de filmes brasileiros e internacionais, de temas diversos referentes às relações étnico-raciais. O Afrocine é uma realização do Programa Cinema para Todos, da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Sala de Africanidades, da Secretaria Municipal de Educação e da UFSCar através do cineclube CineUFSCar. As sessões são realizadas as sextas feiras no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira "Odette dos Santos".

Para mais informações:
CineUFSCar
(16) 3351 8909
cineufscar@ufscar.br
 
Coordenadoria de Artes e Cultura
(16) 3373-2700
cultura@saocarlos.sp.gov.br

Nenhum comentário: