Debate sobre meios de comunicação públicos celebra aniversário de três anos da RÁDIO UFSCAR

Na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, a Rádio UFSCar comemora três anos no ar com a mesa-redonda "Meios de comunicação públicos e a democratização da Cultura no Brasil". O debate contará com a presença de Edward Brasil, Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior; Orlando Guilhon, Presidente da Associação Nacional das Rádios Públicas do Brasil; e Talles Lopes, Secretário Geral da Associação Brasileira de Festivais Independentes. O objetivo do evento, como o nome já diz, é refletir sobre o papel dos meios de comunicação públicos – especialmente rádios e emissoras de TV – na consolidação de um cenário cultural pautado na diversidade, com oportunidades abrangentes de formação, produção e fruição. A mesa-redonda integra a comemoração dos 40 anos da UFSCar.

Na ocasião, o Diretor Geral da Rádio UFSCar, Ricardo Rodrigues, também apresentará o projeto editorial e as principais atividades da emissora nesses três primeiros anos. O evento acontece às 14 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do campus São Carlos da UFSCar.

Também no dia 23, a partir das 19 horas, a comemoração continua com confraternização no edifício da Rádio UFSCar. O evento começa com discotecagem dos programadores da Rádio UFSCar, seguida de apresentação do músico Lucas Santtana.

40 anos
Outros dois eventos acontecem em agosto na programação do seminário "Universidade pública brasileira: presente para o futuro". No dia 26, quinta-feira, acontece mesa-redonda com o tema "Cultura Digital e novos paradigmas de acesso ao conhecimento". O objetivo é abordar, especialmente, iniciativas identificadas com a ideia de acesso livre ao conhecimento científico, bem como o impacto da cultura digital sobre a sociedade contemporânea e, especificamente, sobre a universidade. Um dos convidados para o debate é Laymert Garcia dos Santos, professor titular do Departamento de Sociologia da Unicamp, cuja atuação tem ênfase nas áreas de Sociologia da Tecnologia e Arte Contemporânea. Participa também Sergio Branco, professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, especialista em Direitos Autorais e Propriedade Intelectual. A terceira debatedora é Bianca Amaro de Melo, coordenadora do Laboratório de Metodologia de Tratamento e Disseminação da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A mesa-redonda acontece às 14 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior.

No mesmo dia 26, o debate sobre a democratização do acesso ao conhecimento começa já pela manhã, às 9 horas, no "Café com Docência", evento promovido pela Biblioteca Comunitária (BCo). O objetivo do encontro é promover a interação dos docentes da UFSCar com a BCo, através da apresentação dos produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca. O "Café com Docência", que também acontece no Anfiteatro Bento Prado Júnior, contará com a presença de Sely Costa, docente do Departamento de Ciência da Informação e Diretora da Biblioteca da Universidade de Brasília (UnB). A professora fará um relato da experiência bem sucedida de implantação do Repositório Institucional da UnB, que pode ser acessado em http://repositorio.bce.unb.br.

Todas as mesas-redondas da programação comemorativa dos 40 anos da UFSCar estão sendo transmitidas pela Internet, em uma parceria com a Secretaria de Educação a Distância. O objetivo é permitir que a comunidade dos três campi da Universidade possa acompanhar e participar dos debates. O endereço da transmissão é http://webconf.rnp.br/UAB_UFSCAR. Os internautas deverão utilizar a opção "Entrar como convidado", inserindo seu nome e clicando em "Entrar".

- Confira a programação completa de eventos em agosto

Nenhum comentário: