Prefeitura inicia planejamento de novo Festival de Cinema



A Prefeitura de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura e da TV Educativa e Núcleo de Produção Digital, coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (Fesc) realizou nesta terça-feira (1º) um encontro para iniciar as discussões, com diversos agentes culturais, para a realização de um novo Festival de Cinema.

A reunião aconteceu na sede da TVE e contou com a presença de alunos e professores do curso de Imagem e Som, representantes da Rua (Revista Universitária Audiovisual) e da Coordenadoria de Cultura, todos da UFSCar, integrantes do SESC São Carlos e representantes de coletivos e produtoras da cidade. O Festival teria o objetivo de divulgar e promover o audiovisual local, formando o público e oferecendo uma diversificada programação de filmes.

Encontro
Na ocasião os participantes contribuíram com propostas para o formato deste festival e muitas observações com relação à programação e produção de outros festivais. Para continuar o debate e iniciar a organização foi definido que uma nova reunião será realizada no final do mês com a presença de uma representante do Fórum dos Festivais.

Histórico
O primeiro Festival de Cinema do município foi realizado em 1969, mas foi em 2002, com a realização do Vídeo Festival São Carlos que mostras de curtas e longas foram exibidos anualmente, divulgando novos realizadores, formando público e apoiando ações cineclubistas.

Atualmente, São Carlos é uma exceção quando comparada a outras cidades do interior do Brasil. A cidade possui hoje uma grande produção local, diversas ações de exibição e formação básica e superior na área. Os agentes dessas ações são muitos, mas pode-se citar a Prefeitura de São Carlos através da Fesc, a UFSCar, a USP, o SESC da cidade, a Oficina Cultural, os coletivos artísticos locais, as produtoras de cinema e vídeo, entre outros, que ao longo do ano, promovem o audiovisual em São Carlos.

Nenhum comentário: