Crianças produzem e participam de lançamento de curta-metragem no Cine São Carlos


Crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos, todos filhos de funcionários da Tecumseh, participaram no último domingo (6/2), do lançamento do curta-metragem “Segunda Chance”, criado por elas como resultado da quarta edição do projeto Animando Vidas, uma iniciativa da Oz Produtora.

Segundo o coordenador do projeto e diretor da Oz Produtora, Hygor Beltrão Amorim, o Animando Vidas é fruto da vontade de trabalhar por uma mudança no planeta. “Sabemos que todas as mudanças dependem de ações pequenas. O Animando Vidas é voltado para trabalhar com crianças através da produção de um curta metragem e para chegar a esse resultado final são feitas atividades dinâmicas e contações de historia. Os participantes aprendem técnicas de animação e escrevem um roteiro de maneira coletiva, que é ilustrado por elas e depois é realizada a pós-produção na Oz Produtora. O projeto é finalizado com o lançamento do curta-metragem, realizado dentro de um cinema, para que as crianças se sintam realmente realizadoras de uma peça cinematográfica. Queremos mostrar que elas são capazes de fazer mais, e de pensar diferente da maneira como estão acostumadas”.

Nesta edição, realizada pela segunda vez consecutiva com o patrocínio da Tecumseh, o tema desenvolvido com os participantes foi segurança no trabalho. “Temos um trabalho forte dentro da empresa na área de segurança no trabalho e prevenção de acidentes e achamos que o Animando Vidas iria alavancar o nosso plano estratégico de segurança no trabalho, lançado nesta segunda-feira (7/2). A idéia é trabalhar junto ao emocional dos nossos funcionários, se os filhos estão envolvidos com o tema, os pais não podem deixar de estar envolvidos também”, explica Antônio Sasso, gerente de RH da Tecumseh.

Para o Diretor Gerente da Tecumseh, Dagoberto Darezzo essa é uma maneira diferente de passar uma mensagem às pessoas, do filho para o pai. “A comunicação das crianças para os pais tem um efeito mais significativo, vai no fundo do coração. A empresa acredita nas crianças e como brasileiros sabemos que só vamos ter um país melhor se começarmos na base, a boa educação faz a diferença”.

Segundo a mãe de duas das crianças participantes do projeto, Silvia Helena Gasparino, a iniciativa foi importante, porque as crianças aprenderam mais sobre a vida. “Além dos desenhos e das músicas, também foi ensinado para os meus filhos um pouco mais sobre a vida, como se portar com as outras pessoas e o respeito que tem que ter com o outro, depois do projeto eles ficaram mais ativos, com uma visão diferente da vida”.

Para Jhonatan Robert Gasparino da Silva, uma das crianças que participou do projeto e narrador do curta-metragem, ouvir a sua voz no personagem do filme foi diferente. “Gostei muito de ir no estúdio para gravar a voz do personagem, a gente interage com a estória”.

Sobre o Projeto
O projeto Animando Vidas teve início em 2006 com o objetivo de desenvolver habilidades psicossociais e educacionais por meio de técnicas de animação e de histórias infantis. É uma forma de incentivo à cultura, à inclusão digital e principalmente ao desenvolvimento humano. Para isso, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de audiovisual, letras, psicólogos, pedagogos, estatísticos, fonoaudiólogos e professores universitários da área de educação das universidades UFSCar, UNESP e USP.

Sua primeira edição foi realizada com crianças da ONG Casa da Criança em que foram realizadas atividades durante todo o ano de 2006 que resultaram no primeiro curta metragem: “Vida de Vaca”. Já a sua segunda edição foi realizada na Escola Angelina Dagnone de Mello, em outubro de 2009, com o tema meio ambiente, tendo como resultado o curta “As Aventuras de um Rabanete”.

No início do segundo semestre de 2010, o projeto teve a oportunidade de realizar sua terceira edição tendo como participantes filhos de funcionários da Tecumseh. O tema abordado foi meio ambiente, e como resultado foi produzido o curta “O Menino Terra”. Devido ao grande sucesso, ao final de 2010 a quarta edição do projeto foi realizada novamente junto à Tecumseh, dessa vez com o tema segurança do trabalho.

Nenhum comentário: