37A FESTIVAL SESC MELHORES FILMES

O SESC São Paulo realiza, de 6 de abril a 1º de maio de 2011,
a 37ª edição do Festival SESC Melhores Filmes
Neste ano o Festival se estenderá a 16 cidades do Estado,
constituindo-se em um dos maiores festivais em alcance do país.


São Carlos será uma das cidades a receber exibições e bate-papos que integram o evento. No período de 9 de abril a 1 de maio, o público da cidade poderá assistir gratuitamente 18 filmes que compõem o Festival. As atividades do Melhores Filmes em São Carlos serão realizadas no SESC São Carlos.

Neste ano integram o CIRCUITO do Festival SESC Melhores Filmes 2011 as cidades de Araraquara, Bauru, Bertioga, Campinas, Catanduva, Diadema, Ilha Solteira, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (CineSESC e Sesc Interlagos) e Sorocaba. Para o diretor regional do Sesc Danilo Santos de Miranda, “este circuito cumpre um dos objetivos fundamentais da instituição, o de democratizar o acesso do mais amplo público aos bens culturais de qualidade que, neste caso, são escolhidos conjuntamente por especialistas e o próprio frequentador das salas de cinema”.

A circulação do Festival teve início em 2009, quando parte de sua programação foi estendida para cinco cidades do Estado de São Paulo após o encerramento do Festival na capital. Em 2010, a itinerância alcançou 8 cidades e se amplia neste ano para 15 cidades, em que as exibições ocorrem simultaneamente com as de São Paulo e de forma gratuita. “Esta expansão consolida o trabalho do Sesc como promotor de ações que visam a difundir e promover o cinema para além do circuito comercial”, destaca Miranda.


O Festival
Criado em 1974 o Festival SESC Melhores Filmes, é o mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento. Os filmes que participaram da votação neste ano são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo em 2010.

Durante 36 anos a mostra do CineSESC já exibiu centenas de longas-metragens em sua programação anual, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica.

Abertura e Premiação
A cerimônia de abertura oficial do Festival aconteceu no CineSESC, em São Paulo, e incluiu a apresentação tradicional de um filme inédito.

As categorias tiveram votação por uma consulta aberta ao público pela Internet e no CineSesc e por consulta direta à crítica especializada de todo o país.






A noite da premiação foi transmitida ao vivo pelo Portal SESCSP (www.sescsp.org.br) no dia 06 de abril às 19h30.
A grade de programação do Festival está disponível nas unidades do SESC e no Hotsite do Festival em www.sescsp.org.br/melhoresfilmes.

Tropa de Elite

O filme “Tropa de Elite 2” foi o grande vencedor do Festival SESC Melhores Filmes. O longa-metragem levou 4 prêmios da votação do público e 3 da crítica especializada, totalizando 7 estatuetas. “Os Famosos e os Duendes da Morte” foi eleito na categoria de melhor fotografia para Mauro Pinheiro Jr. , em ambos os júris. “Dzi Croquettes”, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, recebeu o prêmio especial de Documentário de público, categoria que passa a integrar a votação oficial do festival, somente para filmes nacionais. A crítica especializada elegeu “Terra Deu, Terra Come”, de Rodrigo Siqueira. “Estamos dando passo importante para a cultura do documentário”, agradeceu Siqueira.


Foi uma festa badalada. Este foi o clima da noite de premiação do Festival Melhores Filmes 2011. Diretores como José Padilha, o roteirista Bráulio Mantovani, integrantes do nostálgico grupo"Dzi Croquettes" Ana Lúcia Torre e tantos outros artistas compareceram ao CineSESC para prestigiar os filmes e artistas que marcaram 2010, escolhidos pela votação do festival.


São 11 categorias, totalizando 22 prêmios, escolhidos por votação. Foram mais de 26 mil votos de público e 89 críticos participaram desta eleição. E a platéia elegeu “Tropa de Elite 2” como melhor filme do ano. “Foi um trabalho de equipe muito grande, um filme independente e nunca sonhamos que chegaria tão longe”, afirmou o roteirista Bráulio Mantovani. Já para os críticos, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, foi o melhor trabalho nacional exibido nas telas do ano passado. Ana Lúcia Torre foi ovacionada pela platéia ao receber o prêmio de melhor atriz, tanto pela crítica quanto pelo público. Foi o primeiro trabalho da atriz como protagonista na telona, em 40 anos de carreira. “O cinema é um espaço que eu sempre queria participar, mas acho que cinema não me via”, brincou. “Estou muito feliz de fazer parte da turma”.


Elke Maravilha esteve ao lado da equipe de Dzi Croquettes para receber o prêmio de melhor documentário. "madrinha também é mãe!" Wagner Moura, também premiado pelos dois júris, não pode comparecer ao evento e gravou mensagem em vídeo agradecendo os votos. Outras categorias também tiveram consenso nos votos de crítica e público. Bráulio Mantovani, de “Tropa de Elite 2”, conquistou a estatueta de Melhor Roteiro. José Padilha, a de melhor diretor.


Entre os estrangeiros Ricardo Darín melhor ator 2010 por sua atuação em “O Segredo dos Seus Olhos”. Brenda Blethyn foi a intérprete favorita do público por “London River”. A atriz Giovanna Mezzogiorno foi a eleita pela crítica por "Vincere" , que recebeu o maior número de votos tanto dos cinéfilos quantos dos especialistas para melhor filme e diretor, para Marco Bellochio.


Confira a programação do festival em São Carlos - Grátis

9 de abril, sábado, às 18h.
OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE
16anos
BRASIL 2009 / 101 MIN / WARNER. 35MM
Um garoto de 16 anos fã de Bob Dylan acessa o mundo por meio da internet, enquanto vê seus dias passarem em vão numa pequena cidade alemã do interior do Rio Grande do Sul.

Na web, ele utiliza o pseudônimo Mr. Tambourine Man, em referência à música de Bob Dylan. Sentindo-se entediado numa cidade onde nada acontece, ele passa os dias entre brincadeiras com o amigo, Diego, e a rotina com a mãe. Até que uma nova figura na cidade traz lembranças de seu passado envolvendo um outro rapaz, Julian, e uma garota que morreu misteriosamente. O processo o leva para um mundo além da realidade.

Conhecido pelo sucesso do vídeo “Tapa na Pantera” no YouTube, Esmir Filho realiza em seu primeiro longa-metragem um processo colaborativo com o gaúcho Ismael Caneppele, autor do livro homônimo.

Com planos elaborados e uma história sempre envolta em mistério, o filme faz um denso retrato das angústias da adolescência, permeando outros temas como as relações virtuais, a solidão, a obsessão pela morte e a necessidade de construir seu próprio caminho na vida.
Melhor Filme e Prêmio Fipresci (Crítica Internacional) no Festival do Rio.

DIREÇÃO
ESMIR FILHO
ELENCO
HENRIQUE LARRÉ
TUANE EGGERS
ISMAEL CANEPPELE
SAMUEL REGINATTO
ÁUREA BAPTISTA


9 de abril, sábado, às 20h.
TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO
BRASIL 2010 / 116 MIN / ZAZEN. 35MM
16 anos
Continuação de um dos maiores sucessos do cinema brasileiro, “Tropa de Elite 2” tornou-se o filme nacional mais visto de todos os tempos, com 11 milhões de ingressos vendidos – ultrapassando o recordista anterior, “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976). Foi também o filme mais visto nos cinemas do Brasil em 2010 (11 milhões de espectadores) e o de maior arrecadação de todos os tempos no país (R$ 102 milhões), ultrapassando blockbusters como “Avatar” e “A Era do Gelo 3”.
Dez anos depois do primeiro filme, o capitão Nascimento cresceu na carreira – passou a comandante geral do BOPE e depois a Subsecretário de Inteligência do Governo do Rio. Em suas novas funções, Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, mas não percebe que, com isso, está ajudando outros inimigos: policiais e políticos corruptos com interesses eleitoreiros.
Na vida pessoal, Nascimento tem que lidar com o fracasso de seu casamento com Rosane, que se casou com seu maior adversário político, Fraga, um militante dos direitos humanos. Em sua luta solitária contra o “sistema”, ele vai descobrir que as coisas são mais complexas do que imaginava. Mexer com os verdadeiros interessados na manutenção da máquina do tráfico pode custar muito caro – a ele e a sua família.
Direção: José Padilha. Elenco:Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, André Mattos
Maria Ribeiro e Tainá Muller.


10 de abril, domingo, às 16h.
ONDE VIVEM OS MONSTROS
Livre
Where The Wild Things Are
EUA, ALEMANHA 2009 / 101 MIN / WARNER. 35MM
Max é um garoto que gosta de se fantasiar de lobo e vive sendo malcriado com sua mãe – ainda mais agora que está com ciúmes de um novo amigo dela. Como castigo, ele é mandado para o quarto sem jantar. Ele resolve então fugir de casa e usa a imaginação para criar uma ilha misteriosa, para onde vai de barco.
Lá, Max encontra vários monstros que vivem em bando. O garoto diz que possui superpoderes e logo é nomeado rei do grupo. Responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar, ele passa a criar uma série de jogos para manter os monstros adoráveis sempre se divertindo. Nesta tarefa, Max se aproxima de Carol, um monstrinho com um gênio imprevisível.
Baseado no clássico livro infantil de Maurice Sendak. Do mesmo diretor de “Adaptação” e “Quero Ser John Malkovich”.

DIREÇÃO
SPIKE JONZE
ELENCO
MAX RECORDS
CATHERINE KEENER
JAMES GANDOLFINI
PAUL DANO
CATHERINE O’HARA


10 de abril, domingo, às 18h.
REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR
BRASIL 2010 / 80 MIN. 35 MM
16 anos
Elvira, uma dona de casa pacata e simpática, ouve uma voz estranha na cozinha. É seu liquidificador, que de repente começa a falar com ela.
Quando seu marido Onofre desaparece, os vizinhos e amigos do casal, como a fogosa Milena, querem ajudar. Mas Elvira só confia no liquidificador. Ainda mais quando a polícia começa a suspeitar de assassinato, e o investigador Fuinha se encarrega do caso, disposto a tudo para descobrir a verdade.
Em meio a reflexões sobre a vida e as diferenças entre os objetos e os seres humanos, o liquidificador conta como toda essa história começou.
Algum tempo antes, o casal tinha uma lanchonete, e a hélice do liquidificador quebrou. Onofre colocou então uma nova hélice, bem maior, e a partir daí o liquidificador ganhou vida e passou a observar o mundo. Mas a lanchonete teve que ser fechada, e o liquidificador logo foi para a casa do casal. Sem querer, esse simples eletrodoméstico testemunha um episódio inusitado e conta tudo para Elvira, que decide então tomar uma decisão drástica.
Diretor de A Marvada Carne (1987) e Memórias Póstumas (2001), o diretor André Klotzel, retorna com uma comédia suburbana de humor negro, na qual um simples liquidificador é testemunha dos atos desmedidos da comédia humana.
Direção: André klotzel. Elenco: Ana Lúcia Torre, Selton Mello (voz), Germano Haiut, Fabiula Nascimento e Aramis Trindade.


16 de abril, sábado, às 18h.
O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS
BRASIL 2009 / 100 MIN. 35MM
Livre
A história do baião através da ascensão e queda de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira (1915-1979), conhecido como o "doutor do baião".
Responsável por clássicos como "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô", Teixeira atingiu o estrelato nos anos 50, mas ficou sempre em segundo plano em relação ao parceiro Luiz Gonzaga. Na década seguinte, com o surgimento da bossa nova, o baião caiu na obscuridade.
Uma celebração da genialidade poética e musical de Teixeira e uma jornada de descoberta do sertão, do baião, da cultura e da história do Brasil.

DIREÇÃO
LÍRIO FERREIRA
DEPOIMENTOS
ALCEU VALENÇA
ANSELMO DUARTE
ASSIS VAQUEIRO
AZULÃO
GILBERTO GIL


16 de abril, sábado, às 20h.
UTOPIA E BARBÁRIE
BRASIL 2010 / 120 MIN. 35MM
Livre
Neste documentário, o diretor Silvio Tendler (de Jango e Os Anos JK) investiga os sonhos e conflitos que mudaram o mundo na segunda metade do século 20.

Entre análises e entrevistas, o filme aborda os movimentos de contracultura, as bombas de Hiroshima e Nagasaki, o Holocausto, a Revolução de Outubro, o ano de 1968 no mundo (Brasil, França, Chile, Argentina, Uruguai), as lutas pela independência das antigas colônias africanas e asiáticas, as ditaduras militares na América Latina, a Guerra do Vietnã, a Operação Condor, a queda do Muro de Berlim e a incorporação do neoliberalismo.

DIREÇÃO
SÍLVIO TENDLER
DEPOIMENTOS
AUGUSTO BOAL
JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA
DILMA ROUSSEF
EDUARDO GALEANO
FERREIRA GULLAR


17 de abril, domingo, às 16h
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
El segreto de sus ojos
ARGENTINA, ESPANHA 2009 / 127 MIN / EUROPA. 35MM
16 anos
Benjamin Esposito se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um Tribunal Penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Ele usa sua experiência para contar uma história trágica da qual foi testemunha em 1974.
Na época, o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales, marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto, ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval, seu grande amigo, e de Irene Hastings, sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.
Conhecido pela comédia de sucesso “O Filho da Noiva” (2001), o diretor argentino Juan José Campanella surpreende pela profundidade e combinação de gêneros – o policial, o drama, o ensaio poético –, conduzindo com maestria temas como o poder do amor, a obsessão, a vingança e as feridas do período da ditadura militar argentina (1966-1983).
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

DIREÇÃO
JUAN JOSÉ CAMPANELLA
ELENCO
RICARDO DARÍN
SOLEDAD VILLAMIL
PABLO RAGO
JAVIER GODINO
GUILLERMO FRANCELLA


17 de abril, domingo, às 18h
LONDON RIVER – DESTINOS CRUZADOS
London River
REINO UNIDO, FRANÇA, ARGÉLIA 2009 / 87 MIN / CALIFÓRNIA. 35MM
16 anos
Inglaterra, 2005. Elisabeth Sommers assiste pela TV os atentados terroristas ocorridos em Londres, onde bombas explodiram um vagão de trem e um ônibus. Imediatamente, ela tenta falar com a filha, Jane, mas consegue.
Preocupada, Elisabeth vai a Londres, mas encontra seu apartamento vazio. Ela vai à polícia e passa a pendurar panfletos pela cidade com a foto da filha. Um deles é pego por Ousmane, um senhor que chegou recentemente à capital inglesa e está em busca do filho, que não vê há 15 anos.
Ousmane tem uma foto onde seu filho está ao lado de Jane. Apesar da desconfiança inicial, aos poucos ele (muçulmano) e Elizabeth (cristã) se aproximam na difícil tarefa de percorrer os hospitais da cidade em busca de alguma pista do paradeiro de ambos. Eles colocam as diferenças culturais de lado e se apoiam um no outro para continuar a busca e manter a fé.
Urso de Prata de Melhor Ator (Sotigui Kouyaté) e Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim.

DIREÇÃO
RACHID BOUCHAREB
ELENCO
BRENDA BLETHYN
SOTIGUI KOUYATÉ
SAMI BOUAJILA
ROSCHDY ZEM
MARC BAYLIS


19 de abril, terça, às 20h
A REDE SOCIAL
The Social Network
EUA 2010 / 120 MIN / SONY COLUMBIA. 35MM
14 anos
Numa noite de 2003, Mark Zuckerberg, estudante de Harvard e gênio da computação, senta em seu computador e começa a trabalhar numa nova ideia. Num processo obcecado em que mistura textos de blogs e programação de dados, ele inicia em seu quarto o projeto do Facebook, que logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação.
Apenas seis anos (e 500 milhões de amigos) depois, Zuckerberg é o bilionário mais jovem da História. Mas o sucesso traz também conflitos pessoais e jurídicos que envolvem até seu sócio e um de seus melhores amigos. Afinal, ninguém consegue tantos amigos sem fazer alguns inimigos.
Vencedor dos Globos de Ouro de Melhor Filme - Drama, Direção, Roteiro e Trilha Sonora.
Indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro e Ator (Jesse Eisenberg).

DIREÇÃO
DAVID FINCHER
ELENCO
JESSE EISENBERG
ANDREW GARFIELD
JUSTIN TIMBERLAKE
JOSEPH MAZZELLO
ARMIE HAMMER


23 de abril, sábado, às 18h
O PECADO DE HADEWIJCH
Hadewijch
FRANÇA 2009 / 120 MIN / IMOVISION. DIGITAL
14 anos
Céline, uma estudante de teologia, adota o nome de Hadewijch, referência a um místico do século 13 que viveu no norte da França. Chocada com a fé cega e estática da moça, a madre superiora a envia para fora do convento, no intuito de que encontre sua vocação no mundo. Ela então volta a ser uma menina comum, filha de um ministro francês.
Um dia, Céline conhece Yassine, africano do subúrbio, que a apresenta ao seu irmão Nassir, muçulmano praticante e professor de religião. O amor da moça por Deus, assim como sua raiva e seu desejo de entregar-se ao sacrifício, a lançam num caminho perigoso.
O francês Bruno Dumont, de A Vida de Jesus e A Humanidade, faz mais uma investigação depurada de artifícios sobre a natureza humana, mantendo como grande influência o mestre do minimalismo francês, Robert Bresson (1901-1999).

DIREÇÃO
BRUNO DUMONT
ELENCO
JULIE SOKOLOWSKI
YASSINE SALIME
KARL SARAFIDIS
DAVID DEWAELE
BRIGITTE MAYEUX-CLERGET


23 de abril, sábado, às 20h
APROXIMAÇÃO
Disengagement
ISRAEL, FRANÇA, ITÁLIA, ALEMANHA 2007 / 115 MIN / PANDORA. DIGITAL
16 anos
Ana, uma francesa de origem israelense, fica chocada após a leitura do testamento de seu pai, falecido recentemente. O testamento revela segredos que ela acreditava pertencerem apenas a ela mesma.
Para atender a vontade do pai, Ana viaja até Israel para acertar as contas com o passado e reatar importantes laços familiares. Quando chega ao país, ela se vê inevitavelmente envolvida nos tumultos e conflitos que ocorrem durante a retirada das Forças Armadas israelenses da faixa de Gaza.
O israelense Amos Gitai (“Kadosh”, “Alila”, “Free Zone”) se une à estrela francesa Juliette Binoche num filme que revolve as profundas feridas do conflito árabe-israelense, revelando como os traumas desse impasse podem se estender para muito além daquela região do Oriente Médio.

DIREÇÃO
AMOS GITAI
ELENCO
JULIETTE BINOCHE
LIRON LEVO
BARBARA HENDRICKS
HIAM ABBASS
JEANNE MOREAU


24 de abril, domingo, às 16h
O GRÃO
BRASIL 2007 / 88 MIN. DIGITAL
12 anos
Sentindo a presença da morte, Perpétua decide preparar Zeca, seu neto, para a separação que se aproxima. Ela lhe conta a história de um rei e uma rainha, muito ricos e poderosos, que perderam seu único filho e sonham em trazê-lo de volta à vida.
Enquanto Perpétua conta a história, Damião e Josefa trabalham para sustentar a casa e preparar o casamento de sua filha, Fátima. Ao final, a história contada por Perpétua se cruza com o destino dessa outra família.
DIREÇÃO
Petrus Cariry

ELENCO
LEUDA BANDEIRA
VERONICA CAVALCANTI
NANEGO LIRA
KELVYA MAIA
LUÍS FELIPE FERREIRA


24 de abril, domingo, às 18h
A VIDA DURANTE A GUERRA
Life During Wartime
EUA 2009 / 98 MIN / IMAGEM. DIGITAL
14 anos
Nesta continuação de “Felicidade” (1998) onze anos depois do filme original, as três irmãs Jordan seguem em busca da vida ideal. Separada do marido Bill, preso por pedofilia, a dona de casa Trish decide se casar com o novo namorado. Mas Bill é libertado e tenta se reaproximar do filho, deixando-a dividida entre perdoá-lo e iniciar uma vida nova.
Enquanto isso, sua irmã Joy, também assombrada por antigos relacionamentos, abandona o emprego e parte em busca de uma vida simples. Já a terceira irmã, Helen, sente-se pressionada pela família e por seu sucesso em Hollywood.
Uma curiosidade: muitos personagens do filme original, como Joy, Bill e Helen, são interpretados por atores diferentes.
Prêmio de Melhor Roteiro no festival de Veneza.
DIREÇÃO
TODD SOLONDZ
ELENCO
ALLISON JANEY
SHIRLEY HENDERSON
CIARÁN HINDS
DYLAN RILEY SNYDER
CHARLOTTE RAMPLING


26 de abril, terça, às 20h
VINCERE
Vincere
ITÁLIA, FRANÇA 2009 / 128 MIN / IMOVISION. DIGITAL
16 anos
Há um segredo na vida de Benito Mussolini: uma mulher, Ida Dalser, e um filho, Benito Albino, que nasceu, foi reconhecido, e em seguida renegado. É uma página negra da história da Itália, ignorada na biografia oficial do Duce.
Quando Ida conhece Mussolini em Milão, ele é um fervoroso socialista que pretende orientar as massas contra a Igreja e a monarquia. Ela acredita nele e em suas ideias, e vende tudo o que tem para financiar “Il Popolo d’Italia”, um jornal que Mussolini funda para ser o núcleo do futuro Partido Fascista.
Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, ele se alista no Exército e desaparece. Ao reencontrá-lo algum tempo mais tarde casado com outra mulher, Ida exige seus direitos como verdadeira esposa e mãe de seu filho primogênito. Levada à força, ela fica trancada por mais de 11 anos num asilo de loucos, onde é amarrada e torturada, e nunca mais poderá ver seu filho. Mas Ida não desistirá de lutar.
O veterano Marco Bellocchio (“O Processo do Desejo”, “Bom Dia, Noite”) encena a história de Dalser em tons de tragédia, com uma fotografia sombria, unindo a força das atuações a um ritmo vertiginoso da montagem, que acompanha a rapidez das mudanças sociais e políticas da época.
DIREÇÃO
MARCO BELLOCCHIO
ELENCO
GIOVANNA MEZZOGIORNO
FILIPPO TIMI
CORRADO INVERNIZZI
FAUSTO RUSSO ALESI


30 de abril, sábado, às 18h
DZI CROQUETTES
BRASIL 2009 / 110 MIN / IMOVISION. DIGITAL
10 anos
O documentário resgata a trajetória dos Dzi Croquettes, grupo de atores e bailarinos que se tornaram símbolos da contracultura nos anos 70 ao confrontar a ditadura com ironia e inteligência. Os espetáculos revolucionaram os palcos com performances de homens de barba e pernas cabeludas, sapatos de salto alto e roupas femininas.
Nesse período de contracultura e contestação, o americano Lennie Dale desembarcou no Rio de Janeiro, unindo a bossa nova ao swing do jazz novaiorquino. Em torno dele, 13 artistas reuniram-se para criar os Dzi Croquettes, grupo que ajudou a quebrar tabus e mudar a cena teatral brasileira com seus espetáculos andróginos.
Desobedientes e debochados, eles desrespeitam com seu escracho a ordem do regime militar. Seu sucesso chega à Europa, especialmente à França, onde encantam as plateias de Paris.
O documentário acompanha toda a trajetória desse grupo único, da formação à desintegração, passando pela censura. Uma trajetória fascinante recheada de sucessos, fracassos, assassinatos, grandes voltas por cima e a recuperação de uma história que não deve ser esquecida.

Prêmio do Público e Prêmio Itamaraty na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Prêmio do Público e do Júri no Festival do Rio.

Direção: Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Depoimentos: Liza Minelli, Gilberto Gil, Miguel Falabella, Ney Matogrosso e Marília Pêra


30 de abril, sábado, às 20h
TERRA DEU, TERRA COME
BRASIL 2010 / 88 MIN / VIDEOFILMES. DIGITAL
Livre
Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos, comanda o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual acontece no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Com uma canequinha esmaltada, ele joga as últimas gotas de cachaça sobre o cadáver já assentado na cova: “O que você queria taí! Nós não bebeu ela não, a sua taí. Vai e não volta pra me atentar por causa disso não. Faz sua viagem em paz”.
No cortejo, muita cantoria com os versos dos vissungos, tradição herdada da África. Descendente de escravos que trabalhavam na extração de diamantes, nas Minas Gerais do tempo do Brasil Império, Pedro é um dos últimos conhecedores dos vissungos, as cantigas em dialeto banguela cantadas durante os rituais fúnebres da região, que eram muito comuns nos séculos 18 e 19.
Articulando uma maneira totalmente original de falar, que elabora novas possibilidades para a língua portuguesa, fazendo-nos lembrar o estilo rico e inesgotável de Guimarães Rosa, Pedro de Almeida ilumina o documentário com suas lendas, suas histórias de diamantes perdidos e almas vagantes, misturando verdade e ficção, encenando a presença da vida e da morte naquela comunidade diante das câmeras.
Prêmio de Melhor Documentário Brasileiro no Festival É Tudo Verdade.
DIREÇÃO
RODRIGO SIQUEIRA


1 de maio, domingo, às 16h
JOSÉ E PILAR
BRASIL 2010 / 125 MIN / CINE ESPAÇO. DIGITAL
Livre
Um retrato intimista da relação entre o escritor português e prêmio Nobel de Literatura José Saramago e a jornalista espanhola Pilar Del Rio.
Através do registro do dia-a-dia do autor em sua casa em Lanzarote e em viagens a trabalho pelo mundo, o documentário acompanha o processo de criação, produção e promoção do romance “A Viagem do Elefante”, do momento inicial da construção da história em 2006 até o lançamento do livro no Brasil em 2008.
A dura viagem do elefante entre a corte de D. João III em Lisboa e a corte do arquiduque Maximiliano na Áustria irá refletir a própria jornada do autor durante o processo de criação deste livro.
DIREÇÃO
MIGUEL GONÇALVES MENDES
DEPOIMENTOS
JOSÉ SARAMAGO
PILAR DEL RIO
FERNANDO MEIRELLES
GAEL GARCÍA BERNAL


1 de maio, domingo, às 18h
VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
BRASIL 2009 / 75 MIN / ESPAÇO FILMES. DIGITAL
10 anos
José Renato é um geólogo que atravessa todo o sertão nordestino para realizar uma pesquisa. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região.
À medida que a viagem transcorre, ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Entre o vazio existencial, a sensação de abandono, o isolamento e a dor de uma separação recente, José Renato utiliza as paisagens e os objetos que encontra pela frente como forma de expressar seus sentimentos.
Parceiros de longa data, os pernambucanos Karim Aïnouz (“O Céu de Suely”) e Marcelo Gomes (“Cinema, Aspirinas e Urubus”) fazem seu filme mais experimental, usando sobras de filmagens anteriores, num relato poético e envolvente no qual o protagonista nunca se faz presente na tela – apenas narra os eventos em off.
DIREÇÃO
KARIM AINOUZ, MARCELO GOMES
ELENCO
IRANDHIR SANTOS


Serviço:
Festival Sesc Melhores Filmes 2011 – em São Carlos
Data: PERÍODO: de 9 de abril a 1 de maio
Ingressos: Grátis
Local: SESC São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Nenhum comentário: