LABORATÓRIO NPD COMEÇA COM ROTEIRO

Peça fundamental em qualquer produção audiovisual, o roteiro é a base para o trabalho coletivo e, principalmente, para determinar a história a ser contada. O Núcleo de Produção Digital começa esse ano os LABORATÓRIOS NPD, espaços de formação voltados a pessoas que querem trabalhar na área do audiovisual. O curso é gratuito e as inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo site do projeto até o dia 15 de abril.
Nesse primeiro laboratório os participantes serão selecionados também pelo envio de um argumento para filme de curta-metragem. O argumento, que deverá ter no máximo 2 páginas, deverá contar o filme com todos os seus personagens e ações, do começo ao fim da história. Os selecionados irão desenvolver seus roteiros a partir das história apresentada e terão a consultoria de um especialista.
O laboratório será ministrado por Fábio Camarneiro que é mestre em comunicação impressa e audiovisual pela ECA / USP e bacharel em comunicação social pela Faculdade Cásper Líbero. É formado em roteiro pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André. Entre os seus trabalhos como roteirista estão a animação “Curupira” (melhor curta no Festival do Rio, 2005), o programa “Lá e Cá: Portugal Brasil” (co-produção TV Cultura e RTP2 – Rádio e Televisão Portuguesa), e o humorístico CQC (TV Bandeirantes). É professor de Roteiro na pós-graduação do Senac, na Academia Internacional de Cinema e na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André. Lecionou disciplinas de roteiro, direção cinematográfica e história do cinema em diversas instituições (Instituto Criar de TV e Cinema, Escola São Paulo, Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre outras).
Segundo Diego Doimo, coordenador do NPD no estado de São Paulo, “nosso objetivo é ter 12 bons roteiros escritos até o meio do ano e aptos a serem desenvolvidos em projetos e apresentados em editais para buscar formas de realizá-los”. É a oportunidade de desenvolver sua história com ajuda especializada.
Essa é mais uma ação do NPD São Carlos, um projeto do Ministério da Cultura do Governo Federal executado pela Prefeitura através da FESC e da TVE São Carlos. Outros cursos e oficinas estão com inscrições abertas e devem ser feitas exclusivamente através do site www.saocarlos.sp.gov.br/npd

Nenhum comentário: