1o Encontro Setorial do Audiovisual - RELATO

O 1º Encontro Setorial do Audiovisual, que ocorreu em 14/05/11 na Sede do Massa Coletiva em São Carlos, foi organizado pela Câmara Setorial de Audiovisual do Conselho de Cultura, com o propósito de elaborar diretrizes e metas referentes ao setor audiovisual para o Plano Municipal de Cultura. 


Estiveram presentes 15 pessoas: Marta Kawamura (Magma Filmes e CMCSC), Carlos Eduardo Magalhães (Massa Coletiva), Yasmin Bidim P. dos Santos (Massa Coletiva), Diego M. Doimo (Rocambole produções e TVE São Carlos), Priscila Gomes Halabi (estudante de Imagem e Som- UFSCar), Felipe Garcia Peçanha (Massa Coletiva), Alex Queli Tomé (Câmara Municipal e CMCSC), Natália Dantas Takekoshi (estudante de Imagem e Som - UFSCar), Conrado Marques Silva (Coletivo Colméia Cultural), João Moura (fotógrafo e cinegrafista), Letícia Ferreira de Souza (estudante de Imagem e Som), Luana Castelli (Massa Coletiva e RECID), Pietro B. C. Picolomini (Magma Filmes), Francisco Junior (realizador e exibidor), Mariana Martins (Festival Contato).

A programação estava prevista da seguinte forma:
- Inscrição (14h - 14h15)
- Apresentação e contextualização (14h15 - 14h30)
- Grupos de trabalho (14h30 - 16h)
- Intervalo para café (16h - 16h15)
- Plenária (16h15 - 18h)
- Celebração (a partir das 18h Virada Cultural São Carlos)

Marta Kawamura, representante suplente do audiovisual no CMCSC que atualmente coordena a Câmara Setorial do Audiovisual, abriu os trabalhos fazendo uma breve exposição sobre o contexto da discussão, salientando a importância do encontro para a história cultural da cidade e explicando os procedimentos do Conselho para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. A seguir, apresentou a programação do encontro e deu orientações para os trabalhos que seguiriam em Grupos de Trabalho (GTs).
Os presentes optaram por dividir em três GTs, cada grupo assumindo um conjunto de temas previamente indicados pela Câmara para a discussão:
GT 1: “CIRCULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO”, “ESPAÇOS PARA APRESENTAÇÃO/
EXIBIÇÃO/EXPOSIÇÃO” e “MEMÓRIA”.
GT 2: “PRODUÇÃO”, “FORMAÇÃO / CAPACITAÇÃO”, “DIVULGAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO” e “MERCADO”
GT 3: “FORMAÇÃO DE PÚBLICO”, “CULTURA E CIDADANIA” e “ACESSO”.

Cada grupo discutiu e elaborou diretrizes e metas, alimentando um documento compartilhado na rede de computadores. Às 16h30 os participantes voltaram a reunir-se em um só grupo, que decidiu por não tentar discutir/aprovar cada proposta, apenas socializar a produção de cada grupo para retomar a discussão em um 2º Encontro Setorial, a ser realizado na 1ª semana de agosto.
As propostas foram lidas em voz alta, e quando necessário foram feitos esclarecimentos sobre as mesmas.
O resultado do encontro ficou disponível online para novas colaborações, tendo sido decidido que em colaborações posteriores os usuários não apagariam nada, apenas acrescentariam.
Os presentes concordaram em continuar contribuindo neste processo através das reuniões da Câmara Setorial e no 2º Encontro Setorial.

o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0

QUESTÕES PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA – SETOR AUDIOVISUAL

CIRCULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Quais são as ações existentes? Como acontece a distribuição e venda do seu trabalho? O que circula hoje e como? Quais são as dificuldades encontradas?
Tivemos experiências de articulação e/ou fomento que poderiam ser reativadas ou adaptadas? Que tipo de fomento é mais funcional? Que tipo de política é estruturante?

ESPAÇOS PARA APRESENTAÇÃO/EXIBIÇÃO/EXPOSIÇÃO
Quais são os espaços e ações existentes? Qual a avaliação que fazemos dos mesmos? Que tipo de equipamento cultural mais faz falta hoje? Quais são as dificuldades encontradas? Quais as características que formam um bom espaço para o Setor?

MEMÓRIA
Quais recursos, procedimentos e espaços voltados à preservação da memória do audiovisual sãocarlense? Qual avaliação que se tem para a questão? Qual é o papel do estado? Que políticas seriam estruturantes?

PRODUÇÃO
Quais são as ações de fomento já existentes? Qual a avaliação delas? Quais são as dificuldades encontradas?
Que tipo de fomento é mais funcional? Até onde vai o papel do Estado? Qual é o papel do realizador e da iniciativa privada? Como os recursos poderiam ser potencializados? Qual o tipo de política que pode ser estruturante no Setor?

FORMAÇÃO / CAPACITAÇÃO
Quais são as principais ações em andamento? Qual a avaliação delas? Quais são as dificuldades encontradas? Como garantir formação de qualidade? Como dar acesso a um número maior de pessoas? Existem espaços adequados? Qual o melhor formato de fomento?

DIVULGAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Quais os meios e ações de divulgação e promoção mais usados hoje? Quais são os principais veículos de comunicação usados? Qual é a avaliação deles? Quais são as dificuldades encontradas? É possível pensar uma agenda articulada? Como? Que tipo de suporte deve ser dado aos produtores e artistas? Que tipo de fomento é necessário?

MERCADO
Qual é o papel do Estado na regulação do mercado? Como é possível fomentar o fortalecimento da cadeia produtiva do setor? Quais ações econômicas são referências mais contemporâneas no setor? Como elas podem avançar no município?

FORMAÇÃO DE PÚBLICO
Quais são os programas existentes hoje? Que avaliação fazemos deles? Tivemos experiências que poderiam ser aproveitadas/reativadas? Quais são as dificuldades encontradas? Quais seriam os melhores formatos de ações de formação de público para o setor? Como elas se caracterizam? Qual é o papel do poder público e qual é o papel do artista/produtor?

CULTURA E CIDADANIA
Em que espaços públicos o audiovisual está presente hoje? Como ele se apresenta? Qual a avaliação sobre a forma como os espaços e equipamentos públicos utilizam o audiovisual? Poderia haver diálogo com o setor, no sentido de otimizar estes recursos?

ACESSO
Quais as políticas existentes hoje no sentido de garantir o acesso da população aos bens culturais e artísticos, bem como aos equipamentos de exibição e produção?

o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0


PARTICIPE DA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA! ACESSE AS PROPOSTAS PARA O SETOR DO AUDIOVISUAL E DEIXE SUAS CONTRIBUIÇÕES!

Nenhum comentário: